Coordenador : Mitchael Alfonso Plaza Martelo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392687.2206.301503.24042023
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos das escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Rio de Janeiro. Professores do escolas públicas do Brasil. Alunos premiados de todo Brasil.
Local de atuação: UFF, IMPA, UFRRJ, Escolas Municipais, Estaduais e Federais de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo
●Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil. ●Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. ●Promover a difusão da cultura matemática. ●Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas. ●Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. ●Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas (em particular a UFF), com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. ●Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. ●Promover encontros entre professores preocupados com a problemática do ensino básico no Brasil.
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) surgiu para estimular o estudo da matemática, revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola. Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo. As provas são dirigidas a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A primeira edição desta olimpíada de matemática foi realizada em 2005. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, as escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra. A OBMEP é organizada pelo IMPA, com financiamento público e com o apoio de várias universidades do país. Na UFF, a OBMEP conta com três coordenadores regionais do estado do Rio de Janeiro encarregados pela logística de aplicação e correção das provas, e premiação dos alunos. Também, conta com dois dos três coordenadores a nível nacional dos programas PIC e OBMEP na Escola. Contamos ainda com o coordenador CR-RJ03 da UFRRJ. Com este projeto além de contribuir na formação dos alunos, pretendemos aproximar a UFF às escolas. Em especial apresentar os diferentes cursos da área de exatas. O projeto está dividido em três subprojetos: Provas da Olimpíada e Premiações, Coordenação PIC/Formação de professores, levando a UFF nas escolas.